top of page
Resumos: Blog2

A ENERGIA SOLAR

  • Foto do escritor: SOLARE Autossustentaveis
    SOLARE Autossustentaveis
  • 10 de jun. de 2019
  • 4 min de leitura

Ao instalar um painel de 60 ou 72 células fotovoltaicas no teto da uma residência (ou negócio), e este painel estará o gerando energia elétrica de graça o dia inteiro seguinte maneira:


O painel irá capturar toda a luz do sol incidente e irá converter esta luz em energia solar, que descerá para rede elétrica e que será transformada em uma corrente alternada (totalmente segura para os eletrônicos).


O resultado do processo é uma energia de qualidade, e bastante barata, gerada através de um sistema de energia limpa – sim, ao usar a luz do sol na sua rede elétrica, você ajuda a salvar o meio-ambiente ao gastar menos com a eletricidade da rede pública da sua cidade!


O melhor de tudo é que ao gerar energia solar fotovoltaica em excesso, todo esse excedente será enviado para a rede pública, e então o seu novo relógio de luz (bi- direcional) irá contabilizar toda essa energia extra e deixá-la como um saldo positivo! Dessa maneira, assim que for preciso usar a rede pública, toda essa energia extra que você gerou será deduzida, e a consequência disso são os 90% de desconto na conta de luz!


Em uma hora de funcionamento, um painel solar com células de 18% de eficiência gera 180Watts de energia solar fotovoltaica por m2 (ou 150Watts com uma de 15%, e assim sucessivamente).


Sobre a instalação:


O telhado deve, idealmente, ser apontado pra o norte. Quando isso não for possível, a inclinação para o leste é a recomendada. Se nenhuma dessas opções for possível, será necessário fazer a correção do telhado com a instalação de estruturas de compensação. A razão para isso é a forma como os raios solares chegam à superfície terrestre, e ao seu movimento durante o dia.


A inclinação na qual as placas devem ser instalação deve acompanhar a latitude do local da instalação. Se o telhado não possuir a inclinação ideal, também será possível utilizar estruturas de fixação para compensar. Ainda é possível acrescentar painéis ao telhado, para compensar a inclinação sem prejudicar a produção de energia elétrica.


A estrutura escolhida para suporte dos painéis deverá ter a capacidade de se acoplar diretamente às telhas. De modo a que seja feita uma colocação correta destes equipamentos, com vista a minimizar as forças exercidas no grupo gerador, deverá garantir-se que: O espaço entre a superfície do módulo e a cobertura do telhado não seja muito grande, tendo apenas o tamanho necessário que permita a ventilação da parte posterior do painel e de forma a evitar bloqueios do escoamento de águas (em caso de dias de chuva); Não deverá existir uma inclinação adicional dos painéis, devendo esta manter-se igual à inclinação do telhado;•O espaço entre módulos deverá ter a largura suficiente que compense a ação da pressão do vento (aproximadamente2 cm, no mínimo); A possível expansão térmica do material da estrutura de suporte não exerça qualquer esforço extra nos módulos.



Área média ocupada por sistemas de energia solar para casas:


Potência de 1.5KWp: ocupa no mínimo 10.5m²


Potência de 2.0kWp: ocupa no mínimo 14m²


Potência de 3.0kWp: ocupa no mínimo 21m²


Potência de 4.0kWp: ocupa no mínimo 28m²


Potência de 5.0kWp: ocupa no mínimo 35m²


Potência de 10.0kWp: ocupa no mínimo 70m²


Ou utilizar a seguinte regra: cada 7m² a 10m² será utilizado para produzir 1 kWp de potência do seu sistema. É necessário avaliar se o seu telhado tem capacidade para suportar o peso adicional das placas. O peso médio adicional é de 12 a 24 kg/m2.


Curiosidade:


O município de São Gonçalo do Gurgueia, 791 km ao sul de Teresina, vai receber o maior parque de energia solar da América Latina, que deve entrar em operação a partir de 2020. A empresa Enel Green Power Brasil Participações Ltda., subsidiária brasileira de energia renovável do Grupo Enel, está construindo a planta solar fotovoltaica, que foi denominada "São Gonçalo", e terá capacidade de 475 MW.


A empresa anunciou um investimento de US$ 390 milhões na construção do novo parque solar no Piauí, o que equivale a, aproximadamente, R$ 1,4 bilhão.


⚡ “O início da construção desta planta fotovoltaica fortalece a nossa liderança no setor brasileiro de energias renováveis e confirma mais uma vez a importância que damos ao desenvolvimento da energia solar no país”, afirma Antonio Cammisecra, responsável da Enel Green Power, linha global de negócios de energias renováveis do Grupo Enel.


“São Gonçalo vai contribuir para a diversificação e a resiliência da matriz energética do país, respaldando um ciclo econômico virtuoso por meio do fornecimento de energia sustentável no longo prazo”, acrescenta Antonio Cammisecra.


Quando estiver em plena operação, a planta será capaz de gerar mais de 1.200 GWh por ano, e evitará a emissão de mais de 600 mil toneladas de CO² na atmosfera.


Recurso solar A energia solar representa a fonte permanente de energia mais abundante no planeta. A energia solar interceptada pelo planeta anualmente é cerca de cinco mil vezes superior à soma de todas as outras energias (energia nuclear terrestre, geotermal, gravitacional, etc). Da energia solar extraterrestre–sob a forma de radiação –apenas um terço corresponde ao total da radiação solar terrestre, sendo que dessa porção 70% incide nos oceanos.


No entanto, os restantes 30% que incidem em solo terrestre correspondem a uma quantidade de energia significativa e corresponde a, aproximadamente, seis mil vezes o consumo energético total dos Estados Unidos da América (em 2009, por exemplo)


Montagem dos painéis fotovoltaicos No presente caso de estudo, é desígnio do cliente que os módulos fotovoltaicos a instalar se encontrem diretamente sobre a água escolhida (e já referenciada), sem qualquer tipo de inclinação adicional.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Pesquisa Sistematica - BAC

Energia solar doméstica: revisão bibliométrica SILVA, Alysson OLIVEIRA, Fábio MENDES, Gabriel GUERRA, Jorge SANTOS, Letícia PIERONI,...

 
 
 

Comentarios


©2019 by Introdução à Engenharia Elétrica. Proudly created with Wix.com

bottom of page