Pesquisa Sistematica - BAC
- SOLARE Autossustentaveis
- 28 de jun. de 2019
- 4 min de leitura
Energia solar doméstica: revisão bibliométrica
SILVA, Alysson
OLIVEIRA, Fábio
MENDES, Gabriel
GUERRA, Jorge
SANTOS, Letícia
PIERONI, Mateus
VIANA, Rafael
Introdução
Quando o assunto é energia renovável, energia solar é uma das mais citadas e estudada, por ser uma maneira fácil e limpa de obter energia elétrica, através de raios solares. Apesar de não ser muito utilizada no Brasil por ter um alto custo de instalação, seu crescimento no país é inevitável. Com isso em mente o grupo decidiu pesquisar sobre instalação de painéis solares em residências domésticas. Por ser uma forma limpa e fácil de se obter energia elétrica, é um assunto que pode crescer muito no mundo da Engenharia Elétrica.
O Brasil produz cerca de 60,26% da sua energia elétrica através de usinas hidrelétricas segundo o BIG (Banco de Informação de Geração), esse método, apesar de não ser poluente, exige uma grande área de alagamento, prejudicando famílias, animais e florestas. Enquanto isso a produção de energia elétrica através de fotovoltaicas chega a 1,27%, com uma menor área prejudicada.
Pegando como exemplo a usina de Itaipu, que tem uma área inundada de 1.350 km² (cerca de 135.000 hectares) produzindo 14.000 MW, custando para sua construção US$ 17,6 bilhões; e o Parque Solar Nova Olinda, que ocupa uma área de 690 hectares produzindo 292 MW, custando US$ 300 milhões. Então seria possível produzir 57.130 MW se o parque tivesse a mesma área ocupada que a hidrelétrica, com essa analise pode ser visto a eficácia das placas fotovoltaicas na produção de energia elétrica.
Com isso em mente, apesar do seu alto custo de instalação, as placas fotovoltaicas trazem benefícios para quem decide instalar esse dispositivo em sua residência: Além de estar ajudando o meio ambiente, pois a produção de energia solar é totalmente limpa, os valores da conta de luz diminuem consideravelmente.
Metodologia
A importância do tema “Energia solar domiciliar", e o interesse acadêmico por ele, é incentivado e sustentado pela necessidade de se desenvolver um sistema que produza uma energia limpa e autossustentável. Esta pesquisa visa identificar e desenvolver novos modelos que possam trazer uma maior eficiência e um melhor custo-benefício.
Para identificar os temas descritivos e analíticos, uma combinação de palavras-chave foi definida: "Solar energy" and "household".
Os procedimentos de pesquisa seguiram esta sequência de ações:
1) Primeiro, procedeu-se à pesquisa bibliográfica, com as palavras-chave citadas acima no período de 5 anos (2014-2019), na plataforma Web of Science. A busca retornou 76 publicações. Utilizando ferramentas de refinamento, foram extraídos os seguintes dados: autores;
2) Na segunda etapa, foram selecionados os 5 artigos que apresentaram maior interação ao tema abordado;
3) Por último, os 5 artigos foram analisados e apresentados em um quadro conceitual com as contribuições mais relevantes ligadas ao objeto desta revisão;
4) Uma agenda de pesquisa foi apresentada, bem como as descobertas deste estudo.
1. Resultados e discussão
Com as pesquisas que foram feitas seguindo a metodologia foram encontradas a seguinte tabela que mostra quantas publicações foram feitas em cada ano, de 2014 até 2019. Tendo como o ano de 2017 com o maior número de publicações.
Também foi encontrada o gráfico que mostra o número de materiais que cada autor publicou nos últimos 5 anos, tendo como destaque dois cientistas Quan ZH, Zhao YH.
Gráfico 2 – Número de publicações postadas por Autor
O gráfico a baixo tem como objetivo mostrar quantos artigos, sobre o assunto pesquisado, foram publicados por cada país. Tendo como o maior país publicador a China.
Considerando que o intuito é analisar produções com o mesmo objeto de estudo em campos de conhecimento diversos, o conjunto das publicações encontradas abrangeu contribuições de diversas áreas:
A partir dessas métricas apresentadas, considerando as 76 produções encontradas, foram eleitas 5 (cinco), que são as publicações que abordaram o tema “Placas fotovoltaicas”, e foi utilizada as palavras chave de busca: “Solar energy” AND “Household” AND “photovoltaic”.
Conclusão
Com o término do trabalho e a leitura dos artigos selecionados pelo grupo, pode-se notar que o uso de placas fotovoltaicas tem aumentado tanto no Brasil como no mundo onde uma grande variedade de países tem publicado materiais sobre o assunto. A tendência é desses números aumentarem por ser uma maneira fácil, eficiente e limpa de se obter energia, além de ter uma funcionalidade grande, onde pode-se instalar essas placas em inúmeros locais como residências, carros, prédios comerciais, indústrias. Assim, com pouco espaço é possível, com as placas fotovoltaicas, produzir uma grande quantidade de energia elétrica, e sendo uma forma limpa de se obter a mesma.
Referências
Mckenna, E.; Pless, J.; Darby, Sarah J. ,Solar photovoltaic self-consumption in the UK residential sector: New estimates from a smart grid demonstration project, Elsevier, UCL energy institute, Londres, Reino Unido, 482-491, 2018.
Jannuzzi, Gilberto de Martino; Melo, Conrado Augustus de, Grid-connected photovoltaic in Brazil: Policies and potential impacts for 2030, Elsevier, UNICAMP, Campinas, SP, Brasil, 40-46, 2018.
Miranda, Raul F.C.; Szklo, Alexandre; Schaeffer, Roberto. Technical-economic potential of PV systems on Brazilian rooftops, Elsevier, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, RJ, Brasil, 694-713, 2018.
Garcia, Gabriela; Nogueira, Eliel Ferreira; Betini, Roberto Cesar, Solar Energy for Residential Use and Its Contribution to the Energy Matrix of the State of Paraná, Brazilian Archives of Biology and Technology, Universidade Tecnologica Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil, 1-11, 2018
Simioni, C. Alberto, O USO DE ENERGIA RENOVÁVEL SUSTENTÁVEL NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA: obstáculos para o planejamento e ampliação de políticas sustentáveis, 2006. 300f. Dissertação de Doutorado, UFPR, Curitiba, 2006.
Comentários