DIALOGO ENTRE DOIS ENGENHEIROS ( Texto para reflexão ) - PORTUGUÊS
- SOLARE Autossustentaveis
- 28 de abr. de 2019
- 4 min de leitura
Além da ética de engenharia:
Lições de um diálogo entre dois engenheiros (depois de sua vida terrena) (*)
Paulo F. Ribeiro
O diálogo acontece em um país paradisíaco, onde Billy Joego, engenheiro de uma província infernal e sombria, vem para uma breve visita ao ex-sócio Jim Vander Broke. Ambos eram famosos engenheiros de pesquisa e cientistas na Terra.
“Uau”, disse o engenheiro da província, olhando em volta para algumas das construções e tecnologias exibidas no país paradisíaco.
"Uau o quê?", Perguntou ao seu colega passado.
“Quero dizer, bem, tudo isso. Eu gostaria de trabalhar nessas novas tecnologias e expandir suas aplicações. ”
"Eu não deveria me preocupar com isso se eu fosse você."
"Ninguém vai poder trabalhar em projetos de engenharia aqui?"
"Olhar vem primeiro."
“Mas eu já olhei. Eu vi exatamente o que eu gostaria de fazer. Eu poderia rapidamente me tornar um grande engenheiro neste país - - - um investigador principal, engenheiro chefe ou diretor de novos projetos, etc.”
"Você não mudou muito?"
Quando você trabalhava em projetos de engenharia na Terra, pelo menos em seus primeiros dias, foi porque vislumbrou um mundo onde nossas limitações poderiam ser superadas por um uso apropriado da tecnologia. O sucesso do seu projeto foi medido pela sua capacidade de ajudar outras pessoas com as suas necessidades e ajudá-las a pensar em maiores possibilidades. Mas aqui você já está tendo a coisa em si. É daqui que a mensagem veio. Não há nada de bom em expandir essas tecnologias aqui, pois já vemos isso - tudo o que pode ser ”.
"Então nunca vai haver nenhum ponto em fazer engenharia neste país?"
Eu não diria isso. Quando você se tornar uma pessoa mais completa, haverá algumas coisas que você verá melhor do que qualquer outra pessoa. Mas no momento o seu negócio é ver.
Houve uma pequena pausa. "Isso será maravilhoso", disse o engenheiro da província, numa voz bastante monótona.
“Em quanto tempo você acha que eu poderia liderar uma das equipes que trabalham com novas aplicações dessas tecnologias? - Duvido que você possa encontrar um candidato mais qualificado que eu - acrescentou ele.
Jim desatou a rir. “Você não vê? Você nunca poderá trabalhar nesses projetos da maneira como pensa neles ".
"Eletricidade e Controles foram seus primeiros amores: você amava a engenharia apenas como um meio de demonstrar a beleza e a utilidade da eletricidade e da eletrônica".
"Oh, isso foi há séculos", disse o engenheiro provincial. Um dia saímos disso. Claro, você não viu meus últimos trabalhos em aplicações de engenharia avançada e novas publicações. A pessoa se torna mais e mais interessada em engenharia por si mesma. ”
“De fato faz. Eu também tive que me recuperar disso. Foi tudo uma armadilha. Poderosas ferramentas computacionais de simulação, apresentações em conferências internacionais, etc. Tudo isso foi necessário lá embaixo na terra, mas também foram estimulantes perigosos. Todo pesquisador, professor universitário ou engenheiro profissional foi atraído inicialmente pelo amor de fazer engenharia como parte de nossa vocação profissional, daí pelo amor de contar aos outros sobre isso, daí a compensação financeira começou a ser mais importante, até que eles não podiam se interessar em engenharia, mas apenas naquilo que eles diziam sobre a mesma. Finalmente, eles afundam - e se interessam por suas próprias personalidades e depois por nada além de suas próprias reputações”.
"Eu não acho que estou muito preocupado com isso", disse Billy rigidamente.
"Isso é excelente", disse Jim. “Muitos de nós não conseguiram superá-lo quando chegamos aqui. Mas se houver alguma inflamação, ela será curada quando você chegar à fonte. ”
"Que fonte é essa?"
"Está lá em cima na montanha", disse o engenheiro do país paradisíaco. Muito frio e claro, entre as duas colinas verdes. Um pouco como o esquecimento. Quando você bebe, daquela fonte você esquece para sempre toda a propriedade em suas próprias obras. Você gosta delas como se fossem de outra pessoa: sem orgulho ou modéstia.”
"Vamos mudar de assunto. Que tal pessoas interessantes para conhecer aqui?
"Todo mundo é ser interessante."
Eu estava pensando em pessoas de nossa própria profissão. Vamos conhecer Michael Faraday, James Maxwell, Albert Einstein?
Mais cedo ou mais tarde, se estiverem todos aqui.
"Mas você não os conhece?"
“Bem, claro que não. Eu só estou aqui há poucos anos. Todas as chances são contra eu ter cruzado com elas - há muitos de nós, você sabe. Você não se lembra de que nossa sociedade profissional (IEEE) costumava ter mais de 400,000 associados quando éramos membros ativos? ”
"Mas, certamente, no caso de engenheiros famosos, companheiros e laureados nobres, você ouviria sobre eles?"
"Mas eles não são mais importantes - não mais do que qualquer outra pessoa."
“Você quer dizer que não há engenheiros famosos aqui?
"Meu amigo", disse Jim. "Você não sabe que você e eu já estamos completamente esquecidos na terra?"
“O que é isso?” Exclamou Billy. "Você quer dizer que os Engenheiros Virtuais ganharam depois de tudo?"
"Sim! Você entendeu. " Disse Jim, cintilando de rir. “Você não poderia receber R$ 100 por hora por suas taxas de consultoria. Estamos mortos fora de moda.”
"Eu devo sair imediatamente desse lugar”, disse Billy. "Me deixar ir! Isso é um absurdo, alguém tem o dever com o futuro da engenharia. Preciso voltar para meus amigos na província. Preciso escrever um novo livro, começar um comitê técnico avançado e me tornar editor de um novo periódico de engenharia. Preciso restaurar minha reputação e ter muita publicidade. Me deixar ir. Isso está além de uma piada.
”E sem ouvir a resposta do engenheiro do pais paradisíaco e o apelo para que ele ficasse, o engenheiro da província infernal desapareceu no escuro.
(*) Adaptado de um capítulo do livro O Grande Divorcio (CS Lewis).
Comments