OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE POTÊNCIA ( Palestra com o Professor Maurício ) - PORTUGUÊS
- SOLARE Autossustentaveis
- 2 de mai. de 2019
- 1 min de leitura
O Brasil, mesmo com sua vastidão territorial consegue manter um sistema elétrico inteiramente interligado que alcança todas as regiões do pais. Em casos de acidentes ou situações que necessitam interromper a energia elétrica nas linhas de transmissão essas interligações permitem uma distribuição mais efetiva, suprindo a necessidade energética das regiões afetadas.
Todo o sistema é controlado e operado de forma integrada e em tempo real diretamente dos centros de Operações do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), localizados em Brasília, Florianópolis, Recife e Rio de Janeiro. Alguns exemplos de operações em tempo real são: Controle de Tensão, geração, frequência, carregamento, cheias e limites operativos, Coordenação da recomposição, gerenciamento de carga, garantia da reserva de potencia e o controle de intervenções. Contudo, alguns cuidados precisam ser sempre tomados para o perfeito funcionamento de todo o sistema elétrico brasileiro: A Segurança elétrica (produzir somente oque esta sendo utilizado) evitando a variação da frequência da corrente elétrica, o planejamento de operação que deve ser realizado no dia anterior ao da distribuição energética, e a analise das curvas de carga típicas (aumento ou a diminuição do consumo de energia baseado nos horários de pico). Algumas ferramentas auxiliam no controle e na manutenção de todo o sistema como, o Detector de queimadas e descargas atmosféricas, Gráficos que determinam e delimitam uma região de segurança para a produção e distribuição da energia elétrica.
Comentário: Concluímos que todo o sistema de transmissão energético de grande potência brasileiro, é extremamente comprometido com a segurança e eficiência em seus processos, levando a uma maior confiabilidade e garantia na qualidade da energia que chega nos centros urbanos e industriais.

Comments