Palestra - Professor PAULO RIBEIRO
- SOLARE Autossustentaveis
- 10 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Na quinta-feira do dia 09/05/19 o Prof. Paulo Ribeiro palestrou, resumidamente, sobre sua história de vida profissional e acadêmica, ressaltando todas dificuldades enfrentadas.
Antes de nos contar sobre sua formação educacional, o Prof. disse que Medicina era o curso que tinha em mente, porem acabou entrando no curso de Engenharia Elétrica.
Antes de formar engenheiro eletricista pela BSEE - Universidade Federal de Pernambuco, Paulo deu início no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) Arma de Engenharia, Recife, 1972, 7°Batalhão de engenharia de combate, Natal, 1973. Nos anos de 1974-75, estagiou pela Oficina Diesel-Elétrica em Recife. Após fazer o Curso de Tecnologias de Engenharia de Energia, PTI, Schenectady, Nova York, 1979, conseguiu a chance de fazer Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela University of Manchester, Inglaterra, 1981-1985 (Propagação Harmônica em Sistemas de Transmissão). Depois destes feitos, recebeu uma proposta para ser professor na MBA, Lynchburg University, Lynchburg, Virgínia, 2000, EUA. Não satisfeito e muito determinado, ainda fez um curso de Mestrado em Filosofia e Teologia no Calvin Seminary, Grand Rapids, Michigan, 2005-2008.
No processo de todas essas formações, o Prof. Paulos nos contou também sobre sua carreira profissional, que alem de professor, ele também trabalhou em várias outras areas da engenharia elétrica. Onde trabalhou com carga de irrigação de Petrolina, estudos do sistema para uma Ferrovia Indrustrial, Medições de Harmônicas, Flicker e Desequilíbrio de tensão, Comissionamento da SVC, energia alternativa (eólica e solar), trabalhou também com o centro de pesquisa da NASA e no Vale do Silício em Qualidade de energia e dispositivos.
Portando, o que se conclúi de tudo isso é que a vida de um engenheiro eletricista não é facil. Assim como o Professor Paulo, devemos batalhar duro e adquirir o máximo de conhecimento possível, pois a Engenharia Elétrica tem muitas áreas a serem exploradas. E também devemos tirar o máximo proveito do conhecimento e humildade de uma pessoa com tamanha carga profissional, pois só assim tornaremos engenheiros eletricistas admiraveis e respeitáveis como o Prof. Paulo Ribeiro.
Yorumlar